POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
  1. Home
  2. blog

Tamanho cartão de crédito: entenda porque todos têm as mesmas dimensões

Imagem da Tamanho cartão de crédito: entenda porque todos têm as mesmas dimensões

Cartão de crédito é um produto rentável para as instituições bancárias. 

 

A facilidade de aquisição, prazos de pagamento alongados e facilidade na compra de produtos de alto ticket, incentiva a  procura do consumidor por este item. 

 

Não podemos negar que o cartão de crédito faz parte da rotina de muitos brasileiros. Mas já parou para pensar porque todos os cartões bancários têm o mesmo tamanho? Qual é a lógica por trás da sua padronização? 

 

Como conhecimento nunca é demais e auxilia no entendimento do nosso dia a dia, a VCT Brasil explica com detalhes. Leia tudo o que você precisa saber sobre este assunto. 
 

Quais são as dimensões padrões de um cartão de crédito? 

 

As dimensões padrões de um cartão de crédito em grande parte do mundo é: 

   

Por que exatamente estas medidas? 
 

Por que o cartão de crédito é desse tamanho? 

 

Existem duas lógicas a serem consideradas. A primeira delas é a respeito da praticidade de armazenamento e gerenciamento facilitados para o portador do cartão de crédito

 

O tamanho padrão dos cartões bancários facilitam guardá-los na carteira, ou seja, a acomodação de mais de um cartão é possível nos espaços livres de uma carteira menor. 

 

A outra lógica, se refere à interação entre o comércio e prestadores de serviços com o consumidor no ato de pagamento pelo cartão. Adequar o padrão de tamanho do cartão de crédito, ajudou no recebimento de somas pelas empresas que disponibilizam uma maquininha de leitura de cartões para uma medida padrão. 

 

Imagine estabelecimentos comerciais lidando com cartões bancários de diferentes medidas? O custo de aquisição de várias maquininhas destinadas à leitura de cartões em tamanhos variados, causaria um caos. 

 

Como foram aplicadas as regras que definem as medidas de um cartão de crédito? 

 

Algumas organizações internacionais tentaram implantar regras que definissem as dimensões e medidas de um cartão de crédito. Mas não obtiveram sucesso. 

 

O único órgão que conquistou êxito nesta empreitada foi a Organização Internacional de Padronização, conhecida mais pela sigla (ISO). 

 

A verdade é uma só: estas medidas para cartões bancários não foram definidas apenas para ajudar o consumidor a guardá-los na carteira, mas porque, obedece uma série de testes e padrões estabelecidos pela ISO. 

 

O único padrão imutável no cartão de crédito é: 

 

São suas medidas oficiais. Outros aspectos como tecnologia, cor, fonte de texto, textura e entre outros detalhes, mudam durante o passar dos anos. Cada emissora de cartão tem os seus próprios padrões de segurança, identidade e estética. 
 

Agora vamos falar de um assunto sério: imagine que o seu cartão de crédito foi clonado? Passa milhões de possibilidades na sua mente tentando entender a origem do problema. Mas para entender este problema sob uma visão mais técnica, leia o seguinte artigo: Clonagem de cartão de crédito: a solução é o chip




 

VCT - CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: